sexta-feira, 13 de junho de 2014

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO FIXA NA PAREDE PARA ALUNO COM AUTISMO

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO FIXA NA PAREDE

Através de imagens,o educador pode construir uma prancha de comunicação fixa na parede,para facilitar a compreensão da rotina do aluno com transtorno do espectro autista,em virtude da dificuldade que o mesmo tem em lidar com situações  novas,em que muitas vezes leva o aluno a um grau elevado de  ansiedade. O uso de uma rotina na sala de aula comum através de imagens ajudaria ao aluno a antecipar e controlar seus impulsos diante das atividades desenvolvidas no espaço escolar,como também participar das mesmas,melhorando a sua capacidade de interação com o seu meio.A prancha de comunicação pode ser construída junto ao aluno onde seriam escolhidas imagens por ele mediante sua identificação com as mesmas,esta seria uma atividade desenvolvida na sala de recursos multifuncionais com ajuda do professor do atendimento educacional especializado(AEE), em parceria com o professor da sala de aula comum.O uso da comunicação alternativa,como a prancha de comunicação fixa na parede entre outras,promove ao aluno uma via de comunicação para a dinâmica da sala de aula comum e consequentemente com o conhecimento escolar,contribuindo de maneira significativa na formação do aprendiz.






Imagens retirada do blog:
http://almadeeducador.blogspot.com.br/2013/07/pedagogia-freinet-inclusiva-atual-e.html


Um comentário:

  1. Parabenizo a você amiga, por trazer a prancha de comunicação como sugestão para o estabelecimento de rotina; como vimos nos estudos realizados que existe na pessoa com espectro do autismo o grande interesse por manter a igualdade, que ninguém a não ser ela própria pode romper essa rotina; para tanto, é indispensável que seja considerado esse processo com base nos interesses do aluno para haja maior interação e a partir dai criar-se um campo de aprendizagem viável não só na sala de aula, mas também no ambiente familiar.

    ResponderExcluir