Surdocegueira
e deficiência múltipla: A escola no contexto inclusivo
“Em
cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies
invioláveis,
vales de silêncio e paraísos secretos”.
Antoine
de Saint-Exupéry
Lindamar de Oliveira Silva
Surdocegueira
Surdocegueira
é uma deficiência única com características específicas em cada indivíduo. A
surdocegueira não é a somatória da surdez com a cegueira, como multas pessoas
pensam é uma condição que vai além das perdas sensoriais. Ela pode ser dividida
em quatro categorias:
·
Indivíduos que eram cegos
e se tornaram surdos;
·
Indivíduos que eram
surdos e se tornaram cegos;
·
Indivíduos que se
tornaram surdocegos;
·
Indivíduos que nasceram
ou adquiriram surdocegueira precocemente.
O aluno com surdocegueira e a escola
Nas
condições em que se encontra a maioria das escolas brasileira no que se refere
as estruturas físicas, qualificação profissional entre outras temáticas atuais,
falar sobre educação de pessoas com surdocegueira é um grande desafio. Desafio,
pois tendo em vista as velhas concepções de segregação das pessoas com deficiência
no espaço escolar, que mesmo sendo as politicas educacionais atuais diferentes
das passadas, ainda é forte esta concepção no espaço educativo. O individuo com
surdocegueira devido à combinação das suas perdas auditivas e visuais
apresentam dificuldades em observar, compreender e imitar as pessoas do seu
meio e para tanto se faz necessário na sala de aula, estratégias que possam
estabelecer a comunicação destas pessoas com o mundo exterior. O papel do professor
que está voltado para a aprendizagem do aluno com surdocegueira sem preconceito
mas, com um olhar para a inclusão, é imprescindível neste processo. Para tanto
ele deve repensar sobre a organização espacial da escola, a mobilidade destes alunos na sala de aula, a sinalização
em diferentes linguagens do espaço escolar, iluminação,incentivar e ensinar os alunos com
surdocegueira usar sua visão e audição residuais como também outros sentidos
existentes que possam contribuir para aquisição de informações para o seu
desenvolvimento, Os recursos pedagógicos significativos no processo de ensino e
aprendizagem se faz necessário,principalmente o uso da tecnologia assistiva na
adequação de materiais como:Objetos de referência das atividades,caixa de antecipação e calendários.
Deficiência múltipla
O indivíduo
com deficiência múltipla, apresenta comprometimento no seu desenvolvimento global
e adaptativo. Considera-se pessoa com deficiência múltiplas aquelas que têm
mais de uma deficiência associada (intelectual/visual/auditiva/física),com
comprometimento acentuado no seu cognitivo, associados as dificuldades motoras
e sensoriais(visão ou audição).
A
deficiência múltipla pode surgir no individuo nos períodos pré-natais, peri-natais
e pós-natais, necessitando de cuidados físico e médicos, emocionais e
educativas.
A escola comum e o aluno com
deficiência múltipla
A comunicação é de grande relevância para
a interação do ser humano. A pessoa com deficiência múltipla tem limitações nas
suas experiências com o mundo ao seu redor. Sendo a escola um espaço de
interação se faz necessário ela ter estratégias claras e objetivas para que a
comunicação possa ser prioridade no processo educativo deste aluno, através de
um currículo significativo e funcional. O posicionamento
é também algo indispensável no espaço escolar para os alunos com deficiência
múltipla, logo porque através de uma boa adequação postural, este aluno pode
fazer uso de gestos ou movimentos para se comunicar com os seus pares havendo
desta forma, a troca de saberes e a construção de novos, mediante as interações.
Para tanto, a comunicação aumentativa e alternativa pode ser de grande suporte
para o aluno no seu processo educativo, como também o uso da alta e baixa
tecnologia assistiva para as adequações de materiais pedagógicos utilizados
pelo aluno
REFERENCIAS
BOSCO, Ismênia
Carolina Mota Gomes. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: surdocegueira
e deficiência múltipla.
IKONOMIDIS,
Vula Maria. Deficiência múltipla sensorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário