domingo, 20 de abril de 2014

Surdocegueira e deficiência múltipla: A escola no contexto inclusivo

Surdocegueira e deficiência múltipla: A escola no contexto inclusivo
“Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies
invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos”.
Antoine de Saint-Exupéry

Lindamar de Oliveira Silva

Surdocegueira

Surdocegueira é uma deficiência única com características específicas em cada indivíduo. A surdocegueira não é a somatória da surdez com a cegueira, como multas pessoas pensam é uma condição que vai além das perdas sensoriais. Ela pode ser dividida em quatro categorias:
·         Indivíduos que eram cegos e se tornaram surdos;
·         Indivíduos que eram surdos e se tornaram cegos;
·         Indivíduos que se tornaram surdocegos;
·         Indivíduos que nasceram ou adquiriram surdocegueira precocemente.

O aluno com surdocegueira e a escola 

Nas condições em que se encontra a maioria das escolas brasileira no que se refere as estruturas físicas, qualificação profissional entre outras temáticas atuais, falar sobre educação de pessoas com surdocegueira é um grande desafio. Desafio, pois tendo em vista as velhas concepções de segregação das pessoas com deficiência no espaço escolar, que mesmo sendo as politicas educacionais atuais diferentes das passadas, ainda é forte esta concepção no espaço educativo. O individuo com surdocegueira devido à combinação das suas perdas auditivas e visuais apresentam dificuldades em observar, compreender e imitar as pessoas do seu meio e para tanto se faz necessário na sala de aula, estratégias que possam estabelecer a comunicação destas pessoas com o mundo exterior. O papel do professor que está voltado para a aprendizagem do aluno com surdocegueira sem preconceito mas, com um olhar para a inclusão, é imprescindível neste processo. Para tanto ele deve repensar sobre a organização espacial da escola, a mobilidade  destes alunos na sala de aula, a sinalização em diferentes linguagens do espaço escolar, iluminação,incentivar e ensinar os alunos com surdocegueira usar sua visão e audição residuais como também outros sentidos existentes que possam contribuir para aquisição de informações para o seu desenvolvimento, Os recursos pedagógicos significativos no processo de ensino e aprendizagem se faz necessário,principalmente o uso da tecnologia assistiva na adequação de materiais como:Objetos de referência das atividades,caixa de antecipação e calendários.


Deficiência múltipla
O indivíduo com deficiência múltipla, apresenta comprometimento no seu desenvolvimento global e adaptativo. Considera-se pessoa com deficiência múltiplas aquelas que têm mais de uma deficiência associada (intelectual/visual/auditiva/física),com comprometimento acentuado no seu cognitivo, associados as dificuldades motoras e sensoriais(visão ou audição).
A deficiência múltipla pode surgir no individuo nos períodos pré-natais, peri-natais e pós-natais, necessitando de cuidados físico e médicos, emocionais e educativas.

A escola comum e o aluno com deficiência múltipla

A comunicação é de grande relevância para a interação do ser humano. A pessoa com deficiência múltipla tem limitações nas suas experiências com o mundo ao seu redor. Sendo a escola um espaço de interação se faz necessário ela ter estratégias claras e objetivas para que a comunicação possa ser prioridade no processo educativo deste aluno, através de um currículo significativo e funcional. O posicionamento é também algo indispensável no espaço escolar para os alunos com deficiência múltipla, logo porque através de uma boa adequação postural, este aluno pode fazer uso de gestos ou movimentos para se comunicar com os seus pares havendo desta forma, a troca de saberes e a construção de novos, mediante as interações. Para tanto, a comunicação aumentativa e alternativa pode ser de grande suporte para o aluno no seu processo educativo, como também o uso da alta e baixa tecnologia assistiva para as adequações de materiais pedagógicos utilizados pelo aluno

REFERENCIAS
BOSCO, Ismênia Carolina Mota Gomes. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: surdocegueira e deficiência múltipla.
IKONOMIDIS, Vula Maria. Deficiência múltipla sensorial


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