segunda-feira, 29 de julho de 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

Lindamar de Oliveira Silva

Depois de diversas experiências atuando na sala de recursos multifuncionais, percebi diante das realidades vivenciadas no contexto escolar como também por meio das reflexões nas  formações acadêmicas ao longo deste processo,que o professor da sala de recursos multifuncionais,tem um papel muito importante dentro de uma escola.A responsabilidade na sua prática, reflete de uma maneira grandiosa,no contexto da educação especial,principalmente quando este profissional veste a camisa para defender a educação como um direito de todos.O direito do acesso e da permanência do aluno com deficiência na escola aprendendo através de um ensino de significativo,com professore qualificados e de  uma escola acessível em toda à sua estrutura,seja física e/ou humana.Quanto a atuação do professor do aee especificamente no atendimento educacional especializado,ele deve está inteirado do seu papel na escola buscando desempenhá-lo da melhor maneira possível,com profissionalismo e responsabilidade,utilizando-se de seus conhecimentos e experiências para desenvolver bem aquilo que lhe foi confiado.Partindo deste pressuposto,um estudo de caso de cada aluno bem elaborado,facilita a elaboração e o desenvolvimento de um plano de aee, estas duas ferramentas são necessárias para o fazer pedagógico deste professor.Por falta de conhecimento,muitos profissionais da educação  pensam que o professor do aee,na sua dinâmica de enche sua sala de alunos com deficiências diferente para dá aulas como  uma classe especial de reforço,mas quando estes são esclarecidos da dinâmica real do funcionamento da sala de recursos multifuncionais,reconhece a responsabilidade deste professor,percebendo a complexidade de todo o processo que se dá para atender a especificidade do aluno público do aee,desde a elaboração de um estudo de caso à realização do plano do aee,como já foi dito,sendo estas,ferramentas fundamentais para a educação especial na perspectiva da educação inclusiva,visto que como o professor da sala de aula comum precisa do seu plano de intervenção pedagógica,o professor do aee necessita também do seu Plano do aee. Mediante a esta realidade é motivo de reflexão,saber como os professores do atendimento educacional especializado, estão sendo formados para atuar numa função tão necessária e de muita responsabilidade. Deixo aqui alguns questionamentos para reflexão: Como as salas de recursos estão funcionando em todo o Brasil?Os Estado ou municípios tem oferecido as condições necessárias para os profissionais realizarem o seu trabalho com as condições básicas?Refletir e Replanejar se faz necessário quando se pretende alcançar um objetivo.


Um comentário:

  1. Concordo com você Lindamar quando descreve no seu texto que muitos profissionais da educação, pensam que a SRM, serve como reforço escolar, e na verdade a sala do AEE deve oferecer ao aluno oportunidades pelas quais desenvolvam habilidades que venham a promover seu crescimento durante as aulas no ensino regular.

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