ATIVIDADE REALIZADA
PELA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ARNALDO
A. DE AZEVEDO COM ALUNO SURDO R.E
10 ANOS.
Tema: As
pessoas não são iguais. Como eu sou?
Período: 1º
semestre de 2012
·
Objetivo: Que o aluno possa conhecer as características
fundamentais que o diferencie dos seus pares, como também, reconhecer a
importância dos documentos para o conhecimento da sua história.
JUSTIFICATIVA
As
necessidades Educacionais Especiais são necessidades educativas específicas,
fruto das características diferenciais do aluno no seu processo de ensino e
aprendizagem.
Pensando nisto, este
projeto pedagógico foi elaborado de acordo com as necessidades educativas
inerentes ao sujeito surdo pertinente à sala de recursos multifuncionais. Desta
forma, as ações pedagógicas foram direcionadas a especificidade desta clientela,
com responsabilidade e compromisso,levando em consideração que a pessoa surda
apresenta muita dificuldade em identificar-se socialmente e culturalmente
pertinente a uma comunidade que faz parte de uma sociedade, onde as várias interpretações
sobre a pessoa surda neste contexto, têm confundido a identificação do surdo, sobre
si mesmo.
CONTEÚDOS
Ø A
história de cada um;
Ø A
nacionalidade;
Ø Registrando
a minha história e a de outras pessoas;
Ø Cada
família tem uma história;
Ø História
de família;
Ø As
famílias ao longo do tempo;
Ø Os
documentos;
DESENVOLVIMENTO
O trabalho foi realizado
partindo do conhecimento prévio do aluno, observando as suas necessidades
através de uma avaliação diagnóstica, que possibilitasse informações em que o
professor mediador pudesse sistematizar estes saberes com adequações
curriculares, na sistematização dos conteúdos propostos. Vale salientar que, a
metodologia para o desenvolvimento das atividades deste projeto foi levado em
consideração às especificidades do aluno diante de sua necessidade educacional,
tal como o uso da Libras como primeira língua do surdo.
Para tanto o desenvolvimento
da referida proposta se deu através das seguintes atividades e recursos pedagógicos;
ü Atividades
xerocadas;
ü Dinâmica
de grupo; (espelho na caixa), nesta dinâmica o aluno irá se ver através do
espelho e relatará quem ele está vendo.A partir destas informações o professor
fará as intervenções necessárias.
ü Leitura
e escrita no computador;
ü Jogos
do computador;
ü Construção
de crachás;
ü Entrevistas
com a família;
ü Atividades
no caderno;
ü Entrevista com o professor da sala comum;
ü Mediação de leitura;
ü Atividades
lúdicas;
ü Modelagem;
ü Fichas
impressas em Libras e português;
ü Pesquisas
no computador,
ü Uso
da internet,
ü Livros.
CDs e DVs em libras;
ü Livros
didáticos e paradidáticos;
ü Jornais;
ü Revistas;
ü Uso
da certidão de nascimento;
ü Uso
do dicionário de Libras
AVALIAÇÃO
Para avaliação do desempenho
acadêmico do educando neste projeto, foram elaborados relatórios para as
possíveis intervenções pedagógicas, no que diz respeito a sua aprendizagem, garantindo
ao aprendiz a oportunidade de vencer o medo e as barreiras da insegurança.
Quanto a mim, professora da
sala de recursos multifuncionais, partindo deste pressuposto, esta proposta me
oportunizou a chance de planejar e replanejar, repensando a minha prática
pedagógica, os erros e os acertos ao longo do processo, buscando novas
estratégias para oferecer ao aluno com necessidades educacionais especiais, uma
educação significativa e humanizada, possibilitando ao mesmo sua inclusão no
âmbito escolar.
REFERÊNCIAS
1-SUCENA,Ivone Silveira.geografia 2º ano 2.ed.São
Paulo:Escala educacional,2008.
2-RAMA,Ângela. Projeto Prosa:Geografia,2ºano,.Saraiva,São
Paulo.2008.
3-LUCCI,Elian Alabi. Novo viver e aprender
geografia,2ºano,3ed.São Paulo:Saraiva,2008.
4-LUCCI,Elian Alabi.Viver e aprender
história,2ªsérie2ed,São Paulo:Saraiva,2004.
Oi, minha querida. Primeiramente, gostaria de lhes parabenizar pelo belíssimo trabalho realizado na escola instituição e na escola vida, com a sua filha, citada no perfil como seu grande laboratório. Permita-me apresentar algumas sugestões para enriquecer ainda mais o projeto apresentado acima. Considero importante e necessário a apresentar inicialmente a caracterização da turma e no desenvolvimento descrever mais detalhadamente a sua atuação na sala, como ocorre o atendimento, quais as estratégias aplicadas no grupo ou individualmente. Tudo de uma forma sucinta, mas que permita às pessoas que desconhecem o AEE compreenderem como funciona e como você particularmente trabalha com os seus alunos. Espero ter contribuído. Um grande abraço e parabéns, mais uma vez pelo trabalho e pelo Blog também. *_*
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